Conheça a história de como a CompuWorks, um parceiro da Microsoft, relançou a internacionalização com o Azure e o Office 365.
A Adjuris é uma sociedade de advogados com sede em Lisboa, no Chiado, que há anos trabalha com uma sociedade congénere em Luanda (que ajudou a criar) mas que tem vindo a diversificar a sua internacionalização. Hoje tem relações com parceiros em Israel, Brasil e Moçambique, e conta estender esta sua rede a outros PALOP.
Com uma faturação em Portugal na ordem dos 3 milhões de euros em 2014, a estrutura informática da Adjuris apoiava o trabalho de 25 advogados e 10 funcionários administrativos com base em três servidores: um com Small Business Server 2003, da Microsoft, para o E-mail da sede; outro para a faturação e um terceiro como servidor de ficheiros, onde se alojava a solução de gestão documental – graças à qual a Adjuris já havia desmaterializado os processos de todos os seus clientes. Mas a estrutura informática vivia ainda muito confinada aos limites da rede local de cada escritório.
Como assinala José Miranda Dias, jurista líder da Adjuris, “ao avançarmos e reforçarmos a atividade em novos territórios e novas geografias, por um lado, e ao adotarmos critérios exigentes na gestão de qualidade, defrontámo-nos com a necessidade de reformular as nossas plataformas colaborativas a fim de termos partilha de serviços a menores custos e sem que a distância física constituísse um impedimento”.
A CompuWorks foi o parceiro da Microsoft escolhido para a transição digital
A CompuWorks foi o parceiro da Microsoft que apoiou a Adjuris neste processo evolutivo, que há poucos meses foi concluído.
Hoje há apenas um servidor físico no escritório do Chiado, o qual suporta a rede interna (impressoras, domínio e pouco mais).
“Todo o negócio está hoje na cloud – as comunicações, as aplicações de faturação e de gestão documental, e o sítio da empresa na Web – e os custos não só baixaram como foram diluídos no tempo, tendo-se diminuído a complexidade”, diz Paulo Moreira, diretor executivo da CompuWorks.
“O escritório do Chiado deixou de ser o ponto central do sistema informático da Adjuris, que passou a residir no Azure, da Microsoft, com vantagens para a mobilidade de todos os intervenientes.”
Com efeito, os advogados e outros colaboradores da Adjuris em Luanda – em número de idêntico ao de Lisboa – podem hoje aceder a todos os processos e documentos da sociedade em tempo real e qualquer que seja a sua localização, no seu escritório ou numa visita a um cliente.
O Office 365, muito usado também para o agendamento de atividades, bem como ferramentas como o Lync e o Skype, vieram tornar as comunicações e a circulação de documentos mais expeditas – além de terem trazido “uma drástica redução nas faturas dos operadores de telecomunicações”, como refere José Miranda Dias.
O líder da Adjuris sublinha ainda estes ganhos de eficiência num momento em que as suas sociedades de advogados estão envolvidas num megaprojeto para a regularização dos registos prediais e do património habitacional em Angola – o qual se estenderá por cinco anos, exigirá os máximos parâmetros de segurança e integridade dos dados, e envolverá dezenas de milhões de euros.
Conheça as nossas soluções de Cloud Services »
E fique a saber mais sobre como ter um parceiro da Microsoft o pode ajudar a implementar da melhor forma todas as ferramentas do Office 365.