1. O outsourcing que classificam “puro”, com alocação de pessoas a 100% no cliente já foi lançado? O que difere das restantes ofertas que têm?
Este serviço já existe na CompuWorks há cerca de 2 anos devido a responder a necessidades especificas de clientes da CompuWorks. Face a esta experiência e verificamos a mais-valia que tem para as empresas, acabamos por pensar neste serviço de uma forma mais estruturada e lançar esta oferta ao mercado já a partir deste mês.
A grande diferenciação que iremos ter na nossa oferta, é que não iremos fazer o típico “body shopping” o qual está normalmente assente no contratar e alocar um recurso a um cliente, não existindo qualquer relação entre o recurso e a CompuWorks nem este recurso tem o ADN da nossa equipa.
A nossa mais-valia e diferenciação é que qualquer recurso que iremos alocar será sempre um técnico que tem mais de 1 ano de CompuWorks, que tem o nosso ADN e está totalmente envolvido com a nossa equipa. Este ponto é fundamental para a nossa oferta, uma vez que é aqui a nossa grande mais-valia. Assim este recurso está envolvido com toda uma rede de apoio e de técnicos com diferentes tipos de especialização que estão sempre ao dispor para alguma questão ou ajuda na resolução de problemas específicos. Desta forma qualquer empresa que nos contratar está sempre a contratar 1 recursos + uma rede de apoio.
2. Quanto faturaram no passado e quanto preveem faturar em 2015?
Os últimos dois anos foram anos de elevado crescimento na empresa muito baseados em estratégias sólidas e sustentadas de crescimento, não só por introdução de novos serviços, mas também por reforço e desenvolvimento dos serviços que já disponibilizávamos aos nossos clientes e parceiros. Essa reestruturação estratégica foi iniciada em 2013 tendo consequências positivas nos níveis de faturação logo nesse ano. 2014 foi o ano de solidificação dessas decisões estratégicas e que nos permitiram faturar 650 000€ com um crescimento de 25% face ao ano anterior no nosso negócio “core”, no global não houve um crescimento tão alto, uma vez que alienamos uma área de negócio que valia 20% da nossa faturação, mas que não tinha os níveis de rentabilidade que desejávamos. Foram esses resultados que nos permitiram dar mais um passo e incluir o Outsourcing nos nossos serviços disponíveis e, estamos em crer nos levará a níveis de crescimento na casa dos 25% em 2015.
3. De toda a vossa oferta, qual foi mais solicitada em 2014?
2014 foi sem dúvida o ano de crescimento mais acelerado na nossa área core – a assistência informática, com uma subida que atingiu 25%. As soluções de Gestão não foram uma área que tenhamos colocado no centro das nossas energias este ano por razões estratégicas, representando o Outsourcing de Técnicos de informática a grande área de (novo) investimento e que continuará a ser o nosso foco estratégico para 2015.
4. De que forma o outsourcing tem vindo a evoluir nos últimos dois anos?
Citando a obra Outsourcing e Flexibilidade – Uma ferramenta de gestão para o século XXI de António J. Robalo Santos «O Outsourcing em TI conduz a uma redução de custos efetivos na sua empresa de 9% e ao aumento da sua produtividade em 15%». São estes os resultados que os nossos clientes procuram obter ao aderir aos nossos serviços de Outsourcing informático. A nossa experiência mostra-nos que estes valores são de facto bastante próximos da realidade e não são raros os casos de parceiros de negócio em que as economias de escala geradas atingiram valores bem superiores, não só em termos do impacto em custos operacionais e administrativos mas ao mesmo tempo no impacto gerado pela diminuição do tempo de indisponibilidade dos sistemas informáticos que os nossos serviços garantem.
Por outro lado, face à lei laboral existente em Portugal, contratar tem obrigações temporais, substituições em períodos de férias, doença e outros. Pelo que num período de crise, qualquer empresa tem que refletir antes de contrair custos fixos e obrigações a médio prazo.
5. Quais as grandes necessidades, em termos de Tecnologias de Informação, obviamente, evidenciadas pelos vossos clientes?
A necessidade primordial transversal a qualquer nosso cliente passa por ter um sistema de TI funcional adaptado às reais necessidades do negócio e sem períodos de quebra, dai a missão da CompuWorks ser “Ser um parceiro fundamental para a eficácia dos negócios dos clientes”. Esta missão assenta na convicção que nenhum negócio é verdadeiramente eficaz se os seus sistemas de informação não sejam otimizados às reais necessidades do negócio.
O nosso posicionamento é numa vertente 360º na área de TI, pois somos um parceiro completo e que os nossos clientes não precisam de ter diversos parceiros para ter uma solução global, pelo que neste sentido cada caso é um caso. Contudo há uma forte tendência na migração para soluções Cloud, Soluções de mobilidade e estamos a prever uma boa adesão à contratação em outsourcing.
O que pretendemos ser é um departamento de informática em outsourcing das PME’s, pois é incomportável uma PME ter um responsável informático e mesmo aquelas que o têm, não podem ter um perfil com esta visão 360º de todas as necessidades e especialidades.
6. Quais os grandes desafios que os vossos clientes têm enfrentado?
Os custos elevados dos licenciamentos numa altura de crise, tem sido aquela área onde temos sentido mais dificuldade por parte dos nossos clientes.
A migração para sistemas em Cloud também tem sido uma área onde tem havido alguma resistência e necessidade de adaptação.
O desafio de adaptar os negócios a soluções de mobilidade tem sido também um dos maiores desafios que os nossos clientes têm enfrentado, mas que faz todo o sentido face às tecnologias hoje disponíveis e conectividade.
7. Notaram que o ano passado os vossos clientes adiaram alguns dos projetos em virtudes da parca liquidez financeira?
A nossa rede de clientes é muito diversificada, independente da área onde se inserem temos uma grande variedade de disponibilidades financeiras, mas apoiamos sempre os nossos clientes com as soluções informáticas equilibradas com um compromisso custo vs qualidade. Financeiramente apoiamos aos nossos clientes com soluções de renting, facilitando a aquisição das soluções necessárias não adiando o que não pode ser adiado e protegendo a tesouraria dos nossos clientes
8. Quais os grandes objetivos da vossa empresa para este ano?
Estamos a trabalhar no sentido de manter a taxa de crescimentos nos níveis obtidos nos últimos anos, atingindo os 25%. Esse crescimento será em 2015 muito baseado na nossa grande aposta na prestação de serviços de Outsourcing. Iremos também reforçar parcerias em algumas das nossas áreas de negócios o que nos irá permitir aumentar a disponibilidade de serviços da nossa empresa e, consequentemente os nossos níveis de faturação.
Mas a palavra de ordem interna é crescimento!
Conheça todos os serviços de assistência informática que a CompuWorks tem para lhe propôr. Temos diferentes serviços informáticos e níveis de contratação. Além disso pode contar com um pacote de soluções informáticas, que vão desde o renting informático e gestão de hardware, a soluções de segurança informática, Cloud services e Computing, Redes e wireless empresarial, até gestão completa de segurança informática para todas as infraestruturas de TI.