O dia 1 de outubro ficou marcado pela apresentação do novo Windows 10, a nova versão.
Muitas novidades acerca desta versão foram apresentadas de uma forma não oficial, no entanto a Microsoft, como já nos habitou, reservou e guardou novidades até ao dia oficial, garantindo o suspense e elevando as expectativas.
Esta nova versão do Windows tem como objetivo inaugurar uma nova era, onde este Sistema Operativo vai estar ainda mais integrado no sistema da Microsoft, que por sua vez garante uma maior transversalidade entre os diferentes dispositivos, deste modo irá procurar ser a primeira plataforma unificada da Microsoft.
De acordo com a Microsoft, o novo Windows 10 vai oferecer todas as ferramentas para uma simples utilização, sem necessitar de grandes recursos ao nível de hardware. O sistema operacional também será totalmente compatível com todos os softwares de gestão tradicionais utilizados hoje em dia, com mais foco no ramo empresarial.
A proposta do Windows 10 é oferecer aos utilizadores uma abordagem mais simples e amigável permitindo conjugar dados corporativos e pessoais em dispositivos próprios e empresariais, suportando o acesso à informação necessária.
No entanto, ainda está longe de estar concluído, e por essa razão, as novas versões e novidades irão ser lançadas de forma periódica, garantido que este estará sempre atualizado e terá sempre acesso às últimas novidades tecnológicas.
Principais características:
- Novo Menu Iniciar alargado
O falado e muito aguardado menu Iniciar (Start) regressou. Está preparado para dar um rápido acesso e num só clique ter acesso às principais funções e aos ficheiros mais utilizados.
Contém ainda um novo espaço que pode ser personalizado com aplicações, programas, pessoas e sítios Web favoritos do utilizador.
- Aplicações da ModernUI executadas numa janela
As aplicações da Loja Windows, até agora limitadas à ModernUI, passam a estar abertas no mesmo formato que os normais programas de desktop. Passam a poder ser redimensionadas e movidas para qualquer localização do Desktop, e dispõem de barras de título na parte superior, que permitem que sejam maximizadas, minimizadas ou fechadas com um simples clique do rato.
- Melhorias no alinhamento de janelas
Trabalhar com várias aplicações em simultâneo passou a ser mais fácil e mais intuitivo com as melhorias à funcionalidade de encaixe de janelas. Passou a ser possível ter até quatro aplicações encaixadas no mesmo ecrã, com um novo esquema de quadrantes. O Windows irá também indicar outras aplicações e programas que estejam a ser executados e que podem ser encaixados e até mesmo apresentar sugestões sobre como preencher espaço disponível no ecrã com outras aplicações.
- Novo botão Vista de Tarefas
A presença do novo botão – Vista de Tarefas – na barra de tarefas vai permitir ver todas as aplicações e ficheiros abertos, proporcionando uma rápida alternância e acesso com um só toque a qualquer ambiente de trabalho criado. Esta novidade agrega-se e está dependente de outra novidade: criação de vários ambientes virtuais.
- Vários ambientes de trabalho virtuais
Esta é uma das novidades que mais utilidade vai ter para todos os que trabalham com várias aplicações em simultâneo. Ao invés de ter essas mesmas aplicações e ficheiros sobrepostos num único ambiente de trabalho, aumentando a confusão já natural, passou a ser simples criar e mudar entre ambientes de trabalho diferentes para diversas finalidades e projetos, sejam elas para uso profissional, pessoal, ou para ambos.
Claro que existem outras novidades, de impacto bem menor, mas que vamos conhecer à medida que o novo Windows 10 for explorado em detalhe e com a atenção que precisa e merece.
A primeira versão de testes do Windows foi lançada ainda no dia 1 de outubro e todos puderam ver as novidades em primeira mão e finalmente ver o que a Microsoft tem para apresentar já em 2015.
O Windows 10 ainda tem um longo caminho a percorrer, no entanto marca a tendência e mais uma vez eleva a fasquia.
Será o Windows 10 melhor sistema operativo de todos?
Uma questão que só poderá ter resposta, no final de 2015. No entanto, já garantiu no mercado o título de sistema operativo mais ambicioso de todos os tempos.

Conheça as nossas soluções como parceiros Microsoft e M365 (também conhecido por Office 365) »
Com a CompuWorks ganha um parceiro na gestão de todo o seu parque informático de forma a garantir que todos os seus equipamentos estão preparados para receber o novo sistemas operativo.