
Foi perante uma audiência composta por CEOs, CTOs e CISOs de algumas das maiores empresas nacionais que a Compuworks apresentou, esta quinta-feira, o estudo IT Future Trends 2035, desenvolvido em parceria com o Ecossistema Inova.
Durante o evento, realizado no Top Board Studio, em Carnaxide, foram reveladas as principais conclusões deste que é um dos poucos estudos focados exclusivamente na realidade tecnológica portuguesa – com dados recolhidos em mais de 60 entrevistas presenciais a líderes de IT e uma consulta alargada a centenas de especialistas do setor.
A sessão contou com a intervenção de Ricardo Teixeira, CEO da Compuworks, e de Luís Rasquilha, CEO da Inova e Board Member da NTT Data Brasil, e com a apresentação de Rui Ribeiro, Associate Partner da Zertive e responsável pela estrutura do estudo, que destacou a ausência de liderança com literacia digital como um dos principais bloqueios à transformação tecnológica:
“Continuamos a ter decisores reféns do ciclo político ou da gestão de curto prazo. Falta ambição de futuro e capacidade de decisão com base em dados.”
Debate, partilha e inspiração
Seguiu-se uma mesa-redonda, moderada por Alexandre Fonseca, que reuniu contributos de diferentes perfis do ecossistema, incluindo:
- Magda Cocco, Partner da VdA
- Paulo Dimas, CEO do Center for Responsible AI & Co-founder da Beyond NewsGen
- Paulo Rio, Networks and Security Consulting Pursuit na HPE
- Tiago Santos, CEO da Ar Telecom
O debate trouxe contributos reais sobre bloqueios, oportunidades e decisões críticas a enfrentar nos próximos anos. Durante todo o evento houve partilhas espontâneas de experiências, casos concretos e desafios reais, tornando a sessão dinâmica, enriquecedora e altamente participada.
O evento incluiu ainda um keynote do CISO da Altice Portugal, Pedro Inácio, que abordou os principais desafios de cibersegurança nos próximos anos.
Indicadores-chave
O IT Future Trends 2035 apresenta indicadores de todas as áreas analisadas — Geopolítica e Inovação Tecnológica; Contexto Português; Cibersegurança; Inteligência Artificial; Modelos de Trabalho e Competências; Infraestruturas e Cloud; Sustentabilidade e ESG; Papel Estratégico da Área de IT — fornecendo uma visão prática para decisões tecnológicas informadas e alinhadas com a realidade local.
Este estudo integra a estratégia da Compuworks de aprofundar o conhecimento sobre os desafios reais das empresas portuguesas, contribuindo para decisões tecnológicas mais eficazes, competitivas e sustentadas na realidade nacional.
Descarregue o estudo completo aqui: https://compuworks.pt/estudo-it-future-trends-2035/