Delegar a assistência informática com um contrato de outsourcing de Técnicos de Informática permite que se concentre a 100% no seu core business. O objetivo principal é que deixe de se preocupar com questões informáticas que não domina e passe a confiar os seus sistemas informáticos a profissionais credenciados na área. Mas, entre todas as ofertas no mercado, como escolher o parceiro de Outsourcing de Assistência Informática mais indicado para o seu negócio?
É importante estar atento aos sinais! Desde logo, o primeiro contacto com a empresa para um pedido de informações – uma resposta rápida mostra interesse e disponibilidade. Este é apenas o passo zero para garantir a decisão mais acertada. Vamos aos seguintes.
5 passos para contratar a melhor empresa de Outsourcing de Assistência Informática
1. Faça o levantamento das necessidades
As empresas têm no seu portfólio um conjunto de profissionais especializados em diferentes sistemas, programas ou plataformas. Esta é uma das grandes vantagens do Outsourcing. Beneficiar do conhecimento acumulado de informáticos que já passaram por diversos projetos e estão em contante formação.
Contudo, por forma a otimizar a contratação, deve saber de antemão os problemas críticos ou as operações que pretende realizar na sua organização.
Identifique as ações concretas que pretende que a equipa de Outsourcing realize. Pense, por exemplo, nas seguintes 3 questões:
- Quais os objetivos que procura alcançar?
- Para que áreas de informática pretende contratar a solução de Outsourcing?
- Qual o orçamento disponível?
A resposta a cada uma destas perguntas vai orientar a sua pesquisa de mercado. Como resultado, começa a eliminar as empresas de Outsourcing cuja a oferta fique aquém daquilo que procura ou que não dispõe de equipas especializadas. O que nos leva ao ponto seguinte.
2. Avalie o portfólio de serviços informáticos
Gerir vários contratos com diversas empresas é contraproducente. Aliás, é o oposto do que se pretende com um serviço de Outsourcing do departamento de Informática.
O ideal é contratar um parceiro de informática que tenha um vasto portfólio de serviços e que disponibilize à sua empresa uma equipa de técnicos com competências em diversas áreas da informática.
Para além disso, é comum as empresas trabalharem com diversos softwares instalados em plataformas distintas. A integração dos diversos sistemas informáticos é um aspeto importante e está diretamente ligada à eficiência das operações. Por exemplo, um colaborador que fica sem trabalhar porque o computador não funciona, ou se as permissões de pastas criticas não estão protegidas devidamente e são de fácil acesso a organização representa uma falha grave.
É por isso que uma solução de Técnicos de informática em Outsourcing que contemple profissionais experientes nas diferentes áreas envolvidas garante à sua empresa um serviço de excelência.
3. Defina níveis de serviços
O acordo de níveis de serviço (SLA) deve fazer parte de um contrato de Outsourcing. Trata-se de um documento onde são detalhados os serviços contratados.
Os indicadores dos níveis de serviço definem métricas e estatísticas através das quais será possível medir a eficácia do serviço restado, nomeadamente:
- Tempos de atuação de acordo com a gravidade da situação;
- Confidencialidade de toda a informação a qual poderá perdurar para além do término do contrato.
A definição exata dos níveis de serviço permite um alinhamento entre a equipa de Outsourcing e os recursos internos. Evitando, assim, duplicação de tarefas, conflitos e possibilidade de falhas.
4. Opte por uma empresa experiente com técnicos de informática certificados
A área da informática está em constante atualização. Procure uma empresa cujos técnicos sejam certificados e estejam em constante formação.
Na CompuWorks disponibilizamos a todas as empresas técnicos informáticos altamente qualificados e, para além disso, somos especializados nas principais marcas de informática do mercado, tais como:
- Sistemas operativos Windows, MacOS, Linux, Android;
- Microsoft;
- WatchGuard;
- ESET;
- ArcServe;
- Sophos;
- Aruba e Hewlett Packard Enterprise;
- Symantec;
- PHC;
Entre tantos outros.
5. Avalie a reputação da empresa no mercado
O feedback dos clientes é uma das moedas de troca mais valorizadas na era da informação. O Outsourcing de Informática deve ser entregue a uma empresa com provas dadas e com boas referências no mercado informático:
- Analise o portfólio de clientes;
- Procure testemunhos de clientes comerciais;
- Avalie estudos de caso;
- Identifique no portfólio empresas com as mesmas necessidades;
- Confira o sucesso das soluções de informática implementadas noutras organizações;
- Veja a classificação nas redes sociais.
Uma empresa que tem uma presença no mercado há vários anos, com um crescimento sustentável, é sinónimo de garantia de qualidade dos seus serviços. Fale também com outros parceiros comerciais e pesquise ativamente na internet.
Procure ainda obter dados de informações concretas sobre a eficácia das operações do potencial parceiro de Outsourcing, como os seguintes 4:
- Número de utilizadores acompanhados;
- Horas de assistência por ano;
- Ataques informáticos evitados;
- Número de servidores instalados.
Invista na relação com uma empresa de Outsourcing de Técnicos de Informática
Contratar uma empresa de Outsourcing de Técnicos de Informática é um desafio para os gestores e CEOs. Contudo, a relação custo-benefício valoriza a empresa e melhora os seus serviços.
Caso já tenha um contrato de Outsourcing, mas esteja insatisfeito, lembre-se de que não existem parcerias definitivas. Procure aprender com os erros e reveja os 5 pontos a ter em conta antes de contratar novamente.
Lembre-se de que com uma parceria estratégica de Outsourcing Informático a sua empresa:
- Investe apenas no que realmente deve utilizar;
- Reduz de forma imediata custos em equipamentos desnecessários;
- Beneficia de uma infraestrutura adaptada à sua dimensão necessidades.
Na Compuworks trabalhamos sempre nesse sentido. Estamos no mercado das tecnologias de informação há mais de 15 anos e garantimos um apoio técnico informático de excelência para que se foque apenas no seu negócio!