Todos conhecemos pessoas que parecem fazer magia com as suas 24 horas diárias.
Têm carreiras brilhantes, criam projetos, são pais ou mães presentes, mantêm uma vida pessoal ativa, vão a eventos, estão em constante aprendizagem e ainda conseguem ter tempo para os seus hobbies.
E nós, do lado de cá, muitas vezes perguntamos: Como é possível?
Será que nasceram com superpoderes? Será que dormem 3 horas por noite? Será que têm uma fórmula secreta?
A resposta é bem mais “normal” do que parece, com base no que tenho aprendido e vivido. O está em três pilares acessíveis a qualquer um de nós, comum mortal:
1. Organização – Definir prioridades, criar um plano e segui-lo, mesmo nos dias mais caóticos.
2. Disciplina – É claro que há dias em que nada parece funcionar. A produtividade fica no chão e a vontade de ser excecional desaparece. Há dias em que só queremos sofá e que o mundo se #$%&. Mas é nesses dias que o foco se torna um superpoder e contrariar a vontade de não fazer nada.
3. Motivação – Manter presente o porquê. O que me move? Termos um propósito na nossa vida? É isso que nos faz continuar, mesmo quando a energia está em baixo.
Nenhum destes pilares nasce connosco, mas todos são treináveis e todos exigem esforço contínuo.
A grande diferença entre quem parece “ter tempo para tudo” e quem vive constantemente em modo “corrida em contra relógio” não está na agenda… está nas prioridades e no foco.
É isso que distingue as pessoas excecionais, seja o Cristiano Ronaldo, seja um Bill Gates
Todos os dias devemos dar o nosso melhor, mesmo que o melhor seja pouco. Nos dias em que não estou inspirado, nem com vontade de fazer nada, eu concentro-me no básico: tarefas rotineiras que não exigem grande esforço, como limpar o email ou organizar os documentos. Nem todos os dias sou brilhante, mas todos os dias sou focado na minha missão, no meu propósito, nos meus objetivos. Para mim, esta consistência, no final do dia, é que é o verdadeiro superpoder.
A minha máxima na vida é: Se avançarmos todos os dias, por pouco que seja, na direção dos nossos objectivos, ao fim de 365 dias avançamos muito, ao fim de cinco anos mudámos a nossa vida, fizemos crescer as nossas empresas.
O que é que distingue os profissionais excecionais dos restantes?
Quais são, na vossa opinião, os ingredientes fundamentais de quem consegue “fazer muito” com o mesmo tempo que todos temos?